Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
As inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) estão abertas a partir desta quarta-feira (2). Os interessados podem se inscrever até 20 de julho utilizando a conta GOV.BR e CPF válido. As inscrições serão abertas a partir das 10h da manhã. Ao todo, o CPNU 2 vai selecionar 3.652 candidatas e candidatos para 32 órgãos da Administração Pública Federal, organizados em nove blocos temáticos. São 3.144 vagas de nível superior (incluindo 1.172 para preenchimento a curto prazo) e 508 de nível intermediário.
Para se inscrever, o candidato a deve acessar a página de inscrição do Concurso Público Nacional Unificado. Para realizar a inscrição, é indispensável ter uma conta ativa no GOV.BR, em qualquer nível (ouro, prata ou bronze) e CPF válido. Caso ainda não tenha, será necessário criar uma conta gratuitamente antes de iniciar o processo de inscrição.
Em seguida, ao fazer o login na página de inscrição com a conta GOV .BR , é preciso seguir as orientações indicadas. No momento da inscrição, a pessoa candidata faz a escolha pelas carreiras, que estarão divididas em nove blocos temáticos. Cada bloco reúne as carreiras com semelhanças entre si. E também no site de inscrição deve ser escolhida a forma de pagamento. Atenção: não serão enviados documentos para inscrição via WhatsApp ou e-mail.
As inscrições no CPNU 2 tem valor único: R$ 70 para ambos os níveis e todos os blocos, com isenções para quem está no CadÚnico, doador de medula, e beneficiários do FIES e ProUni. A solicitação de isenção da taxa de inscrição pode ser feita até o dia 8 de julho.
As provas do CPNU 2 serão aplicadas em 228 cidades, abrangendo todas as unidades federativas, com o objetivo de ampliar o alcance e promover a inclusão regional. A aplicação envolverá questões objetivas de conhecimentos gerais e específicos, além de provas dissertativas por área de atuação.
A distribuição regional das vagas contempla todas as regiões do país, com 135 vagas destinadas à região Norte, 165 ao Nordeste, 814 ao Sudeste, 54 ao Sul e 4 ao Centro-Oeste (exceto o Distrito Federal). O Distrito Federal concentra 2.089 vagas, devido à presença majoritária dos órgãos da administração pública federal. Outras 391 vagas serão alocadas de forma flexível, conforme as necessidades da Administração Pública.
É recomendado que os candidatos leiam com calma e atenção o edital, avaliem os perfis de cada bloco e cargo antes de fazerem sua inscrição. Para tirar dúvidas, o MGI realizará uma live, na sexta-feira, dia 4 de julho, com transmissão pelo canal do MGI no Youtube.
Para mais detalhes, confira o edital
Cronograma do CPNU 2
Inscrições: 2 a 20/7/2025
Pagamento da taxa: até 21/7/2025
Solicitação de isenção da taxa: 2 a 8/7/2025
Prova objetiva: 5/10/2025
Divulgação do resultado da objetiva e convocação para a discursiva: 12/11/2025
Envio de títulos: 13 a 19/11/2025
Prova discursiva: 7/12/2025
Procedimento de confirmação de cotas: 30/11 a 8/12/2025
Divulgação da primeira lista de classificação: 30/01/2026
Etapas do concurso e critérios de classificação
As provas do CPNU 2 foram estruturadas para garantir um processo avaliativo justo, técnico e compatível com as exigências do serviço público federal. Cada etapa foi pensada para assegurar a seleção de candidatas e candidatos com formação, habilidades e valores alinhados à função pública. O certame será conduzido em duas fases principais de provas, seguidas de etapas complementares, conforme a natureza do cargo. A classificação dos candidatos será definida com base na Nota Final Ponderada (NFP), calculada a partir da soma dos seguintes componentes:
Nota da Prova Objetiva (NPO)
Nota da Prova Discursiva (NPD)
Nota de Avaliação de Títulos (NAT) – quando exigida para o cargo ou especialidade
Fase 1 – Prova Objetiva
A prova objetiva será composta por questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta. A aplicação ocorrerá no dia 5 de outubro de 2025, com estrutura diferenciada conforme o nível de escolaridade:
Nível Superior: 90 questões (30 de conhecimentos gerais + 60 de conhecimentos específicos)
Horário: das 13h às 18h (duração: 5 horas)
Nível Intermediário: 68 questões (20 de conhecimentos gerais + 48 de conhecimentos específicos)
Horário: das 13h às 16h30 (duração: 3h30)
O resultado da prova objetiva e a convocação para a segunda fase serão divulgados em 12 de novembro de 2025.
Fase 2 – Prova Discursiva
Prevista para o dia 7 de dezembro de 2025, essa etapa avaliará a capacidade de argumentação, clareza e domínio do conteúdo:
Nível Superior: duas questões discursivas
Horário: das 13h às 16h (duração: 3 horas)
Nível Intermediário: uma redação dissertativo-argumentativa
Horário: das 13h às 15h (duração: 2 horas)
Fase 3 – Avaliação de Títulos
De caráter classificatório, essa etapa será exigida apenas para cargos e especialidades que a preveem em edital. Os títulos deverão ser enviados entre 13 e 19 de novembro de 2025.
Fase 4 – Procedimentos para vagas reservadas
Candidatas e candidatos autodeclarados para as cotas (PcD, pessoas negras, indígenas e quilombolas) serão convocados para o procedimento de confirmação entre 30 de novembro e 8 de dezembro de 2025. Também será realizada a verificação documental para fins de comprovação de elegibilidade às vagas reservadas.
Fase 5 – Investigação social e funcional
De caráter eliminatório, será exigida exclusivamente para os cargos de Analista Técnico de Justiça e Defesa.
Fase 6 – Defesa de memorial e prova oral
Aplicada apenas para cargos e especialidades específicas, essa fase será eliminatória e envolverá a apresentação e defesa de memorial, além de prova oral.
Etapa 2 – Curso ou Programa de Formação
Para determinados cargos, haverá um curso ou programa de formação específica, com caráter eliminatório e classificatório. A participação estará condicionada à confirmação prévia de interesse por parte dos candidatos aprovados.
Com informações da Agência GOV*
Foto: Agência Brasil